Escolhas Sustentáveis

No nosso dia a dia exploramos práticas sustentáveis em todos os processos, desde à criação e desenvolvimento, à escolha de materiais e próprio fabrico das peças. Na Petratex acreditamos que podemos ajudar a fazer a diferença.

Colaboramos com fornecedores com certificações de suporte (GOTS, BCI, GRS, European Flax) para um sourcing de materiais sustentáveis - reciclados, orgânicos, naturais e biodegradáveis.

Utilização de sacos do lixo biodegradáveis.

Utilização de caixas cartão com certificação FSC/PEFC.

Utilização de plástico livre de PVC.

Reciclagem

A separação de resíduos para reciclagem foi implementada em 1998. Atualmente, a Petratex, apresenta uma taxa de reciclagem de 90%.

Criação de ferramentas de comunicação com os colaboradores para o incentivo à reciclagem.

Implementação de contentores e locais apropriados para a correta separação de resíduos.

Os resíduos têxteis representam 50% do total, por isso trabalhamos com parceiros que os enviam para reciclagem, conseguindo desviar mais de 100 ton de resíduos por ano do aterro.

Reciclagem de fibras, como o algodão.

Possuímos mais de 15 fluxos diferentes de desperdício incluindo tecidos, papel e cartão, plástico, produtos químicos e as suas respetivas embalagens, e equipamentos em fim de vida que enviamos para reciclagem através de operadores de resíduos autorizados.

Reutilização

Reutilização de paletes no armazém.

Reutilização de caixas de fornecedores e subcontratados.

Reutilização de tubos de cartão no armazenamento e transporte de matérias-primas.

Reutilização de sacos plásticos que são usados no armazém para a distribuição de material.

Os resíduos orgânicos da cantina são entregues a pessoas da comunidade próxima para apoio na alimentação de animais de quinta.