Um dos maiores problemas da indústria têxtil são os resíduos que são produzidos.  No ano de 2023 foram produzidos aproximadamente 50 milhões de resíduos têxteis, gerando uma pegada de carbono de aproximadamente 250 milhões de toneladas de CO2.

Para mitigar estes impactos, é crucial adotar práticas mais sustentáveis na indústria têxtil, como a economia circular, que promove a reciclagem e reutilização de materiais, a produção de roupas mais duráveis e a redução do consumo excessivo.

De resíduos a recursos

Na vanguarda da inovação e comprometidos com a sustentabilidade, a Petratex apostou em soluções circulares, especificamente na transformação do desperdício de malhas resultantes do corte em novas fibras sustentáveis e de alta qualidade.

Os desperdícios de malha, que de outra forma seriam descartados, foram cuidadosamente recolhidos e transformados em novas fibras.

Através de um processo avançado de reciclagem e regeneração, as novas fibras são com uma combinação equilibrada de algodão reciclado e algodão regenerativo.

O algodão reciclado é obtido a partir de resíduos de malha, sendo refinados para criar uma base resistente e de alta qualidade, reduzindo significativamente o impacto ambiental associado à produção de novos materiais.

Já o algodão regenerativo vem de práticas agrícolas que restauram e preservam o solo, a biodiversidade e a eficiência hídrica, promovendo uma agricultura mais sustentável e responsável.

Este equilíbrio não só contribui para a redução dos resíduos, mas também garante um produto final de alta qualidade e com menor pegada ecológica.

Com estas novas fibras, temos a possibilidade de oferecer   um vasto portefólio de qualidades tais como o piqué, rib, jersey e felpas.

Ao escolher estas fibras, os nossos clientes estarão a contribuir para a preservação do meio ambiente, além de reduzir a dependência de matérias-primas virgens, as nossas fibras também têm um menor impacto ambiental durante a produção, comparadas a materiais convencionais.

O nosso compromisso vai além da produção, estamos empenhados em liderar o caminho para uma indústria têxtil mais sustentável, demonstrando que é possível criar novas oportunidades a partir do que seria considerado resíduo.

CERTIFICAÇÕES

CERTIFICAÇÕES

Exemplos de tecidos já produzidos: