Bem-vindo ao mundo da “supermedição ecológica” da Petratex!



Os desafios causados pelas mudanças climáticas fizeram da transição para o consumo e a produção sustentável, uma necessidade real para o bem-estar de todos os cidadãos!

O "Acordo de Paris" criou um verdadeiro sinal de alerta. 

A integração de preocupações ambientais atua como motor de crescimento, sustentável e sustentado.


Os fabricantes de têxteis desempenham um papel fundamental nessa área!

 

As empresas “verdes” economizam recursos limitados, ajudam a manter os ecossistemas saudáveis, minimizam a poluição e os resíduos, limitam as emissões de gases de efeito estufa e fornecem bens e serviços ecológicos para permitir padrões de consumo mais responsáveis . Elas são vitais para um modelo de desenvolvimento no qual o planeta é a principal prioridade.

 

Além disso, a empresa “verde” atua como um catalisador para os empreendedores, a fim de dar uma contribuição socioeconômica considerável, pois preserva a saúde dos consumidores e das comunidades, gera empregos e fornece os recursos verdes necessários, como energias renováveis para alimentar outros negócios, estimulando assim o crescimento de toda uma economia.

 

Igualmente importante para o empreendedor, a empresa “verde” traz muitas vantagens, como acesso a novos mercados, à medida que os pedidos por produtos verdes está aumentando, redução de custos através de medidas ecológicas nos processos de produção e melhorando a produtividade do pessoal associado aos locais de trabalho verdes.

 

Essa, é a solução que a Petratex escolheu para enfrentar os desafios de desenvolvimento atuais. Nós nos esforçamos todos os dias para nos tornarmos"mais verdes" em todos os nossos processos.

 

Esperamos que as nossas abordagens e os nossos resultados sejam atrativos, e que como nós, o nossos Clientes escolhem um caminho "verde", aproveitando as inúmeras oportunidades que isso oferece, enquanto contribuímos para um futuro saudável e sustentável.


NOSSO CAMINHO PARA O "VERDE"!



Nossas atividades diárias de trabalho podem ter um impacto negativo no meio ambiente, como poluição do ar e da água, disposição de resíduos ou superexploração de recursos naturais, entre outros.

Ao mesmo tempo, dependemos do meio ambiente para os meios de produção: como solo, energia e água.

O "greening" impôs-se à Petratex, por um lado, como uma necessidade para ajudar o planeta e, por outro, como uma necessidade para gerenciar nossos negócios de maneira sustentável e bem-sucedida.


Oferecemos  produtos e serviços explicitamente "ecológicos", geralmente baseados em inovações tecnológicas.


RECICLAGEM E REDUÇÃO DE RESÍDUOS

-Trabalhamos de modo a reduzir os nossos resíduos e fazemos recolha para o seu tratamento, reciclagem, compostagem e eliminação, usando os métodos mais ecológicos.

-Essa reflexão “verde” faz parte do nosso dia a dia: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Os nossos resultados:

-Reciclagem: atualmente, a nossa taxa de reciclagem é de 92%, e pretendemos aumentar este valor.

-Sabendo que os resíduos têxteis representam 50% do total, optamos por trabalhar com parceiros de reciclagem, conseguindo desviar 121 toneladas por ano de resíduos do aterro sanitário.


CONSERVAÇÃO DA ENERGIA E DA ÁGUA

-Economizamos água, energia e eletricidade.

-Usamos fontes renováveis.

-Usamos apenas ENERGIA VERDE 100% CERTIFICADA a partir de fontes renováveis, utilizando energia da água, sol, vento e fontes orgânicas.

-Evitamos o uso de produtos químicos ou outras substâncias perigosas que podem causar poluição do ar, do solo ou da água.

-Utilizamos iluminação de baixo consumo para reduzir nosso consumo de eletricidade. As lâmpadas LED são usadas sempre que possível.

-A energia térmica é reutilizada em processos que usam água quente para pré-aquecer a água.

-Para máquinas onde isso é possível (por exemplo, compressores, bombas de água, ar condicionado etc.), usamos conversores de frequência para ser mais eficientes.

-Instalação de um sistema de controle de consumo de energia em tempo real nos equipamentos de consumo mais elevado: máquinas de produção, compressores, ar condicionado, etc...


Energia solar

-Utilizamos painéis solares fotovoltaicos para gerar eletricidade.

-Instalamos claraboias para maximizar o uso da luz natural.

-A luz solar além da vantagem de ser gratuita é também a melhor iluminação possivel.




Água

-Instalação de um sistema de controle de consumo de água em tempo real nos equipamentos onde os consumos são mais importantes.

-Instalação de um sistema de irrigação automático em conjunto com o controle de humidade do solo, para aumentar a eficiência da rega das nossas áreas verdes.


Controlo em tempo real e registo das fontes de energia e água da empresa:

-Consumo energético das maquinas de maior consumo de eletricidade.

-Consumo energético da linha de produção, quando se trata de equipamentos mais pequenos.

-Consumo energético dos compressores.

-Consumo energético dos vários pisos dos escritórios.

-Consumo energético da cantina.

-Consumo energético Global da empresa.

-Controlo da produção elétrica global dos sistemas fotovoltaicos.

-Contadores de água da distribuição pública, dos poços e da etar. 

-Contador de água do saneamento e águas pluviais.

-Controlo da pressão de ar comprimido.

-Controlo da pressão de água. 

-Controlo da pressão de água quente.

-Controlo da pressão do vapor.


 

O sistema emite um relatório automático diário, semanal e mensal de todos os itens em registo.

Todos os paramentos são guardados na base de dados e são acessíveis em qualquer parte do mundo por internet no PC ou telemóvel.


Energia de Biomassa

Usamos pellets, um combustível 100% natural e ecológico e 100% renovável para produzir água quente para o nosso processo produtivo e para o aquecimento das instalações no Inverno.



Os nossos resultados:

-Graças aos vários projetos realizados desde 2015, reduzimos o consumo de energia por unidade de produção em 19%, e as emissões de CO2 por unidade de produção em 19%.

-Com a instalação de painéis solares em 2012, evitamos, desde então, a emissão de 1.073,88 toneladas de CO2.

-Em 2019, foram instalados mais de 400 kW de painéis, produzindo um total de 720 kW.

-Graças à biomassa, evita-se a emissão de 263 toneladas de CO  / ano com o uso de pellets

-Graças à nossa unidade de tratamento de águas residuais (ETAR), onde a água de processo é tratada , podemos reutilizar, cerca de 30 m  / dia de água para uso nos sanitários e limpezas gerais entre outras.



PREVENÇÃO DE POLUIÇÃO

-Utilizamos equipamentos com baixas emissões de dióxido de carbono.

-Utilizamos materiais biodegradáveis (impressão 3D).

-Reduzimos a dispersão de produtos poluentes no meio ambiente com medidas ecológicas, como filtragem de ar ou água.

-Medimos o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa de nossas operações diretas, o que nos permite calcular o consumo de energia e as emissões de CO   por peça produzida, em tempo real.



LINHA DE PRODUÇÃO VERDE

Contamos com uma linha especializada em reparações, permitindo prestar um serviço de manutenção de roupas, oferecendo: reparações, alterações e tratamentos especiais para Clientes de todo o mundo, convertemos assim os modelos em roupas ecológicas. 

Dessa forma, ajudamos as roupas a durarem mais, e cuidamos do nosso planeta.


SEGURANÇA VERDE

-Controle do nível de CO2 na área de fabrico.

-Controle do nível de iluminação nos postos de trabalho.




AMBIENTE VERDE

-Os produtos químicos usados nos nossos processos de impressão estão em total conformidade com o regulamento Reach e possuem várias certificações, como GOTS, Bluesign, etc.

Dessa forma, respeitamos o meio ambiente e cuidamos das pessoas envolvidas na cadeia produtiva, bem como dos consumidores finais de nosso produto.




FORNECIMENTO VERDE

-Trabalhamos com Fornecedores que nos fornecem materiais ecológicos (reciclados, recicláveis, orgânicos, naturais, biodegradáveis etc.)

-Favorecemos os fornecedores mais próximos ao nosso local de produção.

-Escolhemos fornecedores que adotam processos ecológicos, certificações de suporte (GOTS, BCI, GRS, etc.)

-Evitamos locais remotos para evitar a poluição do transporte.




BENEFÍCIOS VERDES:

-Acesso aos mercados - não apenas porque os Clientes exigem cada vez mais produtos ecológicos devido à conscientização ecológica, mas também por razões de saúde (melhor segurança graças a produtos não tóxicos) ou por razões financeiras (menor custo operacional).

-Economia de custos, pois água, energia e outros recursos são usados com mais eficiência.

-Acesso ao apoio, financeiro e não financeiro, uma vez que os governos atribuem maior importância às considerações ambientais.

-Maior produtividade através de uma força de trabalho mais saudável, cuja capacidade de trabalho não seja comprometida com riscos à saúde, devido a ambientes poluídos.




ESTILO DE VIDA VERDE

-Garantimos segurança no trabalho, com liberdade de expressão e igualdade de oportunidades.

-Nossa cantina usa apenas alimentos orgânicos de fornecedores locais.

-Nossos espaços verdes e nossos animais vivem em total liberdade (pavões, cisnes, sapos, peixes...) tornando o ambiente agradável, garantindo ao mesmo tempo proteção do ecossistema.





CERTIFICAÇÃO VERDE: NÓS SOMOS CERTIFICADOS GOTS!

Desde o início de nossa atividade, nos esforçamos para respeitar o meio ambiente, e isso, em todos os aspectos do nosso processo de produção.

Como temos uma consciência ecológica na nossa vida diária, agora somos certificados pelo GOTS.

O Padrão Mundial para Têxteis Orgânicos (GOTS) estabelece padrões ambientais em toda a cadeia produtiva e também requer conformidade com os critérios sociais.

Garante o uso de matérias-primas de origem conhecida e produzidas de maneira sustentável.

A obtenção do certificado GOTS é o culminar do nosso esforço contínuo em direção a uma produção ecológica e ética.


Em breve seremos "ISO"!

Estamos em processo de obtenção da ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade e também, ISO 13485 Dispositivos médicos - Sistemas de gestão da qualidade.


Os nossos projecto de Futuro: 

«BE GREEN AS GRASS»!



 

 

 

 






NOTÍCIAS